segunda-feira, 6 de junho de 2011

"Não basta ser rasta..."


A banda Tribo de Jah hoje, é minha principal referência no cenário do Reggae Nacional. Não se trata apenas um grupo de amigos que se juntam, formam uma banda, e se dizem "Rasta". A Tribo tem história ou melhor, tem essência! A história da banda iniciou-se na Escola de cegos do Maranhão onde se conheceram os quatro músicos cegos e um quinto músico com visão parcial (apenas em um olho), começaram a desenvolver o gosto pela música improvisando instrumentos e descobrindo timbres e acordes. Posteriormente passaram a realizar shows nos bailes populares da capital (São Luís-MA) e outras cidades do interior do estado fazendo covers de seresta, reggae e lambada. Foi neste momento que surgiu o radialista Fauzi Beydoun (Guitarra base, Vocalista e Compositor), nascido em São Paulo- (informações retiradas do site oficial da banda).
A música "Não basta ser rasta", na minha opinião, resume bem o que a Tribo representa hoje no cenário musical além de expor a verdadeira essência de um rastafari.
Principalmente o trecho que diz:
"Não basta ser rasta,
É preciso ser puro em seu coração
Não basta ser rasta, não
Pra obter graça é preciso perdão
Não basta ser rasta
É preciso estar certo da convicção
Não basta ser rasta, não
É preciso ser justo em sua razão..."
Rastafari é um movimento, uma ideologia. Ser Rasta, para mim, é ter voz ativa, lutar contra diferenças sociais, preconceitos, ser guerreiro, justo. Enfim, as letras da banda tem grande influência em meu dia a dia e me ajudam a manter um equilíbrio e uma visão mais otimista da vida.

Tribo, aí vamos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário